Colônia de Férias #4

 

O Colônia de Férias é um curso imersivo voltado para o debate e a exibição da produção de artistas e curadores em início de carreira. O programa dirige-se a interessados em discutir sua produção ou pesquisa em arte contemporânea. Apresentar o trabalho, ouvir críticas, comentários e estar disposto a repensar a prática são as características esperadas dos alunos interessados. Coordenado pelos diretores do Ateliê 397 – a crítica de arte Thais Rivitti e o artista plástico Marcelo Amorim -, e pelo pesquisador convidado Leonardo Araujo, os encontros também contam com outros convidados, como os artistas Letícia Ramos, Luciano Zanette, Luiz Roque, Mariana Serri e Nicolás Robbio, além dos críticos Beto Shawafaty, Cayo Honorato, Julia Buenaventura e Paula Borghi, dos montadores Zang e Zagatti e do curador Paulo Gallina, que participará de um encontro na primeira semana e comentará a proposta desenvolvida pelos participantes no dia 18 de julho.

Valorizando o caráter experimental e a diversidade de abordagens, os participantes poderão realizar coletivamente uma proposta e ao fim das duas semanas, apresentá-la ao público no Ateliê397 (ex: exposição, publicação ou ciclo de debates).

Em sua quarta edição, o Colônia de Férias irá ocorrer entre os dias 8 e 19 de Julho, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19h.

Na primeira semana – de 8 a 12 de Julho – os inscritos apresentarão seus portfolios e pesquisas para o grupo e, a cada dia, um artista convidado, cuja produção já é amplamente reconhecida no meio artístico, integrará o debate e falará, depois, sobre a sua própria trajetória.

Na segunda semana, sob a orientação da equipe do Ateliê 397, os alunos organizarão um resultado público que poderá ser uma exposição, publicação ou mesmo um ciclo de debates. Para tal, será necessário desenvolver coletivamente um pensamento curatorial que envolve a seleção de trabalhos, produção e divulgação do resultado.

O programa tem como objetivo promover trocas entre os inscritos e os convidados, constituindo-se como um momento importante de reflexão sobre o trabalho de cada aluno. Promover trocas e diálogos que qualifiquem a produção dos alunos e, ao mesmo tempo, fazer com que os trabalhos de jovens artistas e pesquisadores circulem e expandam seus horizontes: eis as principais metas em torno das quais o programa se articula.

Confira a programação do Colônia de Férias #4

08/07 – SEGUNDA
Apresentação do curso

09/07 – TERÇA
Nicolás Robbio
Cayo Honorato

10/07 – QUARTA
Luciano Zanette
Paulo Gallina

11/07 – QUINTA
Leticia Ramos
Paula Borghi

12/07 – SEXTA
Mariana Serri
Beto Shawafaty

15/07 – SEGUNDA
Luiz Roque
Julia Buenaventura

16/07 – TERÇA
Decisões curatoriais

17/07 – QUARTA
Decisões curatoriais e montagem

18/07 – QUINTA
Montagem com Zang e Zagatti
Apresentação da proposta para Paulo Gallina às 19h

19/07 – SEXTA
Ajustes finais
Abertura

 

Quando: de 8 a 19 de Julho, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19h.
Onde: Ateliê 397
Rua Wisard, 397 – Vila Madalena
Telefone: 3034-2132
Horário de funcionamento: das 14 às 19h
Valor: R$ 700,00 (em até três vezes)
Formas de inscrição: telefone, e-mail co[email protected], site http://shop.atelie397.com ou pessoalmente

 

Regulamento

Ficha de Inscrição

INSCREVA-SE!