Clínica Geral

O Clínica Geral é o grupo de acompanhamento e pesquisa em arte do Ateliê 397. Com início em 2016, se mantém até hoje crescendo e instigando artistas de diversas gerações. A alusão ao processo terapêutico contido no nome carrega em si o principal mecanismo da condução das turmas. A escuta, a análise e a troca estão sempre pautadas no que os participantes, os cliniquers, trazem de pesquisa.

Os grupos são:

Para início de conversa – conduzido pelos artistas Kauê Garcia e Raphael Escobar, é um grupo voltado para pessoas que estão no começo da produção artística. Aqui as discussões criam um repertório de base para quem chega ao mundo das artes.

Inter Clínica – conduzido pelos artistas Kauê Garcia e Paola Ribeiro é um grupo misto com pessoas que estão começando a produção artística e outras que já têm um percurso. Com um grupo assim, os saberes se complementam e se contaminam: retomando sempre as bases fundamentais e avançando nas investigações dos processos poéticos de cada participante.

Aprofundamento 1 e 2 – grupos voltados a pessoas que já têm maior maturidade na produção. As discussões aqui se aprofundam em todos os sentidos: conversas sobre a construção poética de cada um, a apresentação dos trabalhos a circulação da produção. O Aprofundamento 1 é conduzido pelo artista Raphael Escobar e pela curadora Thaís Rivitti. O Acompanhamento 2 é conduzido pelas pesquisadoras e curadoras Luciara Ribeiro e Érica Burini.

Algo importante no funcionamento do Clínica é que nenhuma turma se encerra, os cliniquers podem seguir nas turmas pelo tempo que acharem necessário. No entanto, organizamos ciclos semestrais de entradas e saídas por questões administrativas e financeiras.