ALASTRAMENTO | Aproximações possíveis Belém x São Paulo

Alastramento

{English below}

Durante o debate sobre espaços independentes e a cena cultural de Belém, conduzido por integrantes da Associação Fotoativa (PA), Ateliê397 (SP), Atelier do Porto (PA) e Gotazkaen (PA), como parte do projeto “Circuito independente: aproximações possíveis entre Belém e São Paulo”, foi apontado um modus operandi particular a alguns artistas cujo fazer se dá numa trama subterrânea que se torna visível somente quando brota para fora da terra, seja em obras, seja no território sensível do Outro. Alastramento delineia-se a partir dessa ideia de artista-cidadão cuja atuação também se situa na diluição de fronteiras entre a arte e o cotidiano, o sentir, o atuar, o expressar-se e o compartilhar experiências. Percorrendo as complexas paisagens que compõem a urbe amazônica, passando pelos campos do sensível, do corpo-paisagem e das margens da cidade, a exposição propõe um ambiente propício à propagação de ideias e contaminações através da experiência, onde o fazer de um desponta no fazer do outro.

Explorando os campos do sensível, Pablo Mufarrej com a Sessão 397 conduz, por meio de improvisações culinárias, um mergulho na ambiência densa do cheiro da maniçoba, comida típica da região feita com a folha da mandioca-brava, planta tóxica consumível apenas após 7 dias de cozimento. Em rito performático, o artista transporta para dentro do espaço a atmosfera da feira do Ver-o-Peso e compartilha com o público aromas e sabores da cidade. Também imbuído pelo universo das feiras, José Viana traz a matéria viva que se alastra com a ação do tempo em uma pirâmide de pupunhas. A instalação de Lucas Gouvêa e Wellington Romário convida ao imaginário popular entre crendices e feitiços de ervas em espaço vivo inspirado no Museu do Marajó.

No bar, o ruído da televisão mimetiza sua constância em muitos dos cenários de Belém. Em proposta colaborativa, a livre-apropriação de vídeos amadores e conteúdos encontrados na internet são atravessados por fragmentos da Lanterna dos Afogados de Armando Queiroz. Miguel Chikaoka oferece suas cuias ao visitante como grandes olhos que vêem imagens invertidas, as câmeras obscuras de Loading… Nos passos que se seguem, o artista convida o espectador a fotografar seu próprio olho e depois perfurá-lo com um espinho de tucumã, em ação simbólica de Exercícios para Hagakure II.

Em reflexão sobre a exploração da paisagem, Paula Sampaio, entre voz e imagem, recria, em sua instalação Rotas, narrativas oriundas da Transamazônica, enquanto Luciana Magno traz o corpo-paisagem em um só corpo seiva-suor, com Belterra. Entre linhas e palavras, o Estou aqui de Keyla Sobral afirma a presença em e de um território em letras de neon.

A cidade é redesenhada a partir de suas margens com o trabalho de Luís Junior, pintor de tipografia marítima, característica das embarcações da região, deslocando seu traço preciso e as cores dos barcos para a cidade. Todas as ruas, de Marcílio Costa, traz, através da poesia, as 39 ilhas que compõem o arquipélago metropolitano de Belém. Ainda às margens do rio Guamá, Elaine Arruda propõe uma cartografia construída a partir de seu trânsito pela região portuária de Belém onde realiza seus trabalhos.

Alexandre Sequeira traz um trabalho cujo corpo se dá na oralidade de uma fala; já a ação de abertura concretiza-se na doação espontânea de digitais da parte do público para sua Coleção Particular. Véronique Isabelle borra as fronteiras da curadoria para intervir no espaço junto com os artistas. O desfecho sintetiza Nando Lima, que, por registros de imagens produzidas ao longo da montagem da exposição, propõe uma videoperformance.

 

No espaço expositivo, gerações convivem e se atravessam. Pessoas, paisagens e imagens se permeiam, afetam-se, imbricam-se, incorporam-se, alastram-se.

 

Camila Fialho e Véronique Isabelle.

 

Serviço:

Alastramento, curadoria de Camila Fialho e Véronique Isabelle.
Abertura: dia 20 de junho a partir das 16h.

22 de junho
19h – Conversa com o artista Alexandre Sequeira

24 de junho
19h – Conversa com Elaine Arruda e chorinho
21h30 – “Mingau e banho de ervas de Viva São João”, com Lucas Gouvêa e Wellington Romário

30 de junho
17h – “Imersão no Grande Rio-Mar Pará”, com Lucas Gouvêa, Wellington Romário e Gisele Vasconcelos, a partir das.

Visitação:
22 de junho a 17 de julho de 2015
Segunda a sexta-feira, das 14 às 19h
Ateliê 397 – Rua Wisard, 397
Telefone: 3034-2132
www.ateliê397.com
Programação gratuita.


 

Alastramento [Spread]

 

During the discussion about independent spaces and the cultural scene of Belém, led by members of Associação Fotoativa (Pará), Ateliê397 (São Paulo), Atelier do Porto (Pará) and Gotazkaen (Pará), as part of the project Circuito independente: aproximações possíveis entre Belém e São Paulo [Independent circuit: possible approaches between Belém and São Paulo],  the participants pointed out a modus operandi specific to some artists whose “doing” takes place in an underground system that becomes visible only when it surfaces, whether as works or in the sensitive territory of the Other. Alastramento develops based on the idea of artist-citizen whose work also lies in the dilution of the boundaries between art and everyday life, feeling, acting, expressing oneself and sharing experiences. Across the complex landscapes that make up the Amazon’s city, through the fields of sensitivity, body-landscape and the borders of the city, the exhibition offers an environment conducive to the dissemination of ideas and contamination through experience, where one’s doing stands out in the other’s doing.

 

Exploring the fields of sensitivity, in Sessão 397 Pablo Mufarrej conducts – through improvised cooking – an immersion in the dense atmosphere of the smell of maniçoba, a typical dish made of cassava leaves, which are toxic and can only be eaten after 7 days of cooking. In a ritual performance, the artist reproduces within the space the atmosphere of the Ver-o-Peso fair and shares with the audience the aromas and flavors of the city. Also inspired by the world of fairs, José Viana brings out the living matter that is spread with the passing of time over a pyramid of pupunhas. The installation by Lucas Gouvêa and Wellington Romário invites us to explore popular imagination, superstitions and herb spells in a living space inspired by the Marajó Museum.

At the bar, the noise of the television mimics its constancy in many of Belém’s landscapes. In a collaborative proposal, the free appropriation of amateur videos and contents found on the Internet are crossed by fragments of Lanterna dos Afogados by Armando Queiroz. Miguel Chikaoka offers visitors his gourds like big eyes that see inverted images, the obscure cameras of Loading… In the next steps, the artist invites the viewer to take a picture of his or her own eyes and then pierce them with a thorn of tucumã, in a symbolic action of Exercícios para Hagakure II.

In a reflection on the landscape exploration, Paula Sampaio, using voice and image, presents the installation Rotas [Routes], with narratives from the Trans-Amazonian Highway, while Luciana Magno presents the landscape-body in a single sap-sweat body with Belterra. Between lines and words, Estou aqui [I am here] by Keyla Sobral stands its ground in and from a territory in neon letters.

The city is redesigned from its borders with the work of Luís Junior, a painter of maritime typography, which is characteristic of the vessels in the region, shifting its precise lines and colors of the boats to the city. Todas as ruas [All streets] by Marcílio Costa shows through poetry the 39 islands that make up the metropolitan archipelago of Belém. Also on the banks of the Guamá River, Elaine Arruda proposes a mapping built as a result of her visits to the port area of Belém, where she performs her works.

Alexandre Sequeira presents a work whose body takes shape in the orality of a speech; the opening action, in turn, is materialized by the spontaneous donation of fingerprints by the audience to his Coleção Particular [Private Collection]. Véronique Isabelle blurs the boundaries of curatorship to intervene in the space along with the artists. The conclusion is summarized by Nando Lima, who delivers a video performance by recording images produced while the exhibition was being prepared.

 

Generations coexist and converge in the exhibition space. People, landscapes and images permeate each other, affect each other, overlap, incorporate, and spread.

 

Camila Fialho and Véronique Isabelle

 

 

Service:

Alastramento, curated by Camila Fialho and Véronique Isabelle.
Opens June 20 from 4p.m.

June 22
7p.m. – Talk with the artist Alexandre Sequeira

June 24
7p.m. – Talk with Elaine Arruda and Chorinho
9:30p.m – “Mingau e banho de ervas de Viva São João”, with Lucas Gouvêa and Wellington Romário

June 30
5p.m. – “Imersão no Grande Rio-Mar Pará”, with Lucas Gouvêa, Wellington Romário and Gisele Vasconcelos.

Visits:
June 22 to July 17, 2015
Monday to Friday, 2p.m. –  7p.m.
Ateliê 397 – Rua Wisard, 397
Telefone: 3034-2132
www.ateliê397.com
Free entrance