ESTAMOS (MUITO) ABERTOS 2º CICLO

O Ateliê397, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, via ProaC, abre inscrições para o 2º ciclo do projeto ESTAMOS (MUITO) ABERTOS.

Estamos (muito) Abertos é um projeto idealizado pelo Ateliê397, espaço comprometido com o pensamento sobre novos formatos de encontro, exposição e discussão de arte. O programa propõe uma experiência mista entre residência artística e trabalho coletivo, com duração de dois meses (de 29 de agosto a 21 de outubro de 2016), contemplando também um momento de exposição pública dos resultados dessa imersão e uma publicação a ser elaborada coletivamente, com a participação dos artistas envolvidos e a equipe do Ateliê.

Em seu segundo ciclo, o projeto Estamos (muito) Abertos será coordenado pelos artistas e integrantes da equipe ampliada do Ateliê397 Jaime Lauriano e Raphael Escobar. Essa edição será conduzida como um estudo de meio, tomando como ponto de partida a Vila Madalena. Tomaremos o bairro do Ateliê397 como um micro universo propício para atuação e reflexão sobre diversos aspectos da vida urbana. As perguntas que nos fazemos são: qual a cidade que queremos? Como articular os desejos de diferentes agrupamentos que compõem a cidade? Muitos fatos recentes (desencadeados a partir das manifestações de junho de 2013) mostram que há um desejo de se discutir temas concernentes à ocupação urbana, tais como o transporte público, a habitação, a ocupação da cidade (plano diretor), a violência, a segregação (social, racial e geográfica) entre outros também candentes. Lembremos estamos às vésperas de eleições municipais, o que acirrará o debate/disputa política sobre diferentes projetos de cidade – elaborados por coligações partidárias e seus financiadores. Assim, Estamos (muito) abertos 2º ciclo irá se realizar em conjunto com a discussão maior que se tornará pública naturalmente nesse período.

Convidamos todos os interessados em participar do projeto a enviarem seu portifólio e uma carta de intenção para participar do processo seletivo. A convocatória é aberta a artistas, pesquisadores e curadores, de todas as idades e outras cidades e estados – embora não possamos subsidiar os custos da estadia daqueles que vêm de fora. Dois participantes serão escolhidos por meio da seleção do júri e dois serão convidados diretamente pelos coordenadores do projeto.


BASES

1. Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online, de 25 de julho a 14 de agosto, através do envio de carta de intenção (no máximo 1 página).

Além de enviar a carta de intenção, os interessados devem enviar portfólio contendo de 5 a 15 trabalhos (textos, imagens, vídeos, etc) de sua autoria em arquivo de formato PDF, não ultrapassando o tamanho máximo de 10MB, para o endereço muitoabertos@atelie397.com

2. Processo de seleção
A seleção será realizada pela equipe ampliada do Ateliê 397 e 2 convidados.

A inscrições serão analisadas em 2 etapas: pré-seleção de 6 inscrições e entrevista com todos os pré-selecionados.

Todas as propostas devem ser enviadas entre os dias 25/07/2016 a 14/08/2016.

3. Selecionados
A divulgação dos 2 nomes selecionados, bem como os de 2 suplentes, está prevista para o dia 20 de agosto. Nos dias 17, 18 e 19 de agosto serão realizadas conversas, pessoalmente ou por videoconferência, entre a equipe ampliada do Ateliê397 e os inscritos pré-selecionados, para apresentação do projeto (cronograma, atividades, termo de responsabilidade, etc.)

4. O que é oferecido para os participantes?
Espaço compartilhado, para desenvolvimento de trabalhos coletivos, no Galpão do Ateliê397;

– Encontros e palestras com convidados;
– Elaboração de um jornal, que será desenvolvido coletivamente por todos os participantes da residência;
– Os artistas que residirem fora da cidade de São Paulo contarão com o apoio do Ateliê397 para buscar hospedagem nas semanas em que o projeto ocorre. Tais despesas, entretanto, permanecem sob responsabilidade do selecionado. Neste caso, entraremos em contato após o resultado da seleção para discutir alternativas e viabilizar a participação.

5. O que se espera dos participantes?

– Participação na construção coletiva das propostas desenvolvidas durante o período de residência;
– Frequência regular em todas as atividades oferecidas pela residência (a serem apresentadas na entrevista de seleção).
– Envolvimento com o contexto urbano e social, no qual o Ateliê 397 está inserido.

CRONOGRAMA

Inscrições
25 de julho a 14 de agosto de 2016

Seleção
15 a 17 de agosto

Resultado da seleção
18 de agosto de 2016

Duração do projeto
29 de agosto a 21 outubro de 2016

O ato de inscrição implica automática e plena concordância com os termos desse regulamento.

Dúvidas: escreva para muitoabertos@atelie397.com