Bartolomeo Gelpi – lá e ali
A exposição Lá e ali acontece simultaneamente no Ateliê 397 e na CENTRAL Galeria. O artista apresentará dois site specifics, um em cada espaço, realizados diretamente sobre a alvenaria.
Na CENTRAL, onde o visitante terá que subir para o galpão no primeiro piso, ele encontrará uma montanha. No Ateliê 397, onde um corredor estreito leva a um espaço expositivo abaixo do nível da rua, ele encontrará uma baleia. O trabalho do artista, que até aqui mostrou um forte cunho espiritual, com sua obsessão em dominar um único gesto, repetitivo e disciplinado, sempre em linha reta, incorpora agora dois elementos de valor simbólico: a baleia, em todas as culturas ligada à ideia de ressurreição ou recomeçar, e a montanha, ainda mais consensualmente, simboliza a ascensão e aproximação com o divino.Na mesma ocasião será lançado o catálogo “A 4 graus do Equador” sobre a exposição realizada no Ateliê397 em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste. A mostra “A 4 graus do equador” reuniu artistas cearenses em 2011 e reitera a proposta do Ateliê397 em adensar o debate sobre a arte contemporânea ampliando a circulação da produção artística nacional.
Segue em cartaz no Corredor397 a obra Ateliê sobre Ateliê de Fábio Leão onde o artista decalca formas diretamente da arquitetura do Ateliê397, priorizando objetos e cômodos cotidianos.
LÁ E ALI
Bartolomeo Gelpi
Abertura: quinta, 13 de fevereiro de 2014 às 19h
(serviço de van ligando o Ateliê397 e a Central Galeria somente na ocasião da abertura)
Visitação: 14 de fevereiro a 20 de março de 2014
segunda a sexta das 14h às 19h