Debate: O espaço na pintura contemporânea

Tendo como centro as obras apresentadas pelo artista Bartolomeo Gelpi na exposiçãoLá e ali, que ocorre simultaneamente no Ateliê 397 e na galeria Central, o Ateliê 397 convida a todos para o debate “O espaço na pintura contemporânea”, com a presença do artista e dos críticos de arte Alberto Tassinari e Thais Rivitti. O encontro será às 20H, no dia 10 de março, segunda feira, no Ateliê 397.

O debate pretende abordar as mudanças na prática recente da pintura, sobretudo no que diz respeito a noção de espaço com a qual ela opera. Há, na contemporaneidade, uma interpenetração entre o espaço que a pintura inscreve, a princípio delimitado pelo seu suporte, e o espaço contíguo a ela, o espaço no qual ela se inscreve, o espaço em comum, onde a pintura é vista. As duas pinturas murais, realizadas por Gelpi especialmente para a exposição (uma na galeria e outra no Ateliê 397), guardam algo do pensamento de obras site specific e relacionam-se intimamente com os locais em que se realizam. Ao mesmo tempo, tais pinturas apontam, cada uma a seu modo, para a construção de um espaço próprio, por meio de diferentes procedimentos artísticos. Pensar em como se dá a articulação desses dois espaços – o do mundo em comum e o da arte – na prática pictórica recente é o eixo condutor da discussão.

Na mesma ocasião, haverá o lançamento do livro Como se faz um deserto da artista Marina Camargo. O livro, que teve início com uma viagem da artista pelos sertões do Brasil, tem projeto gráfico de Vitor Cesar e condensa fotografias e textos da artista. A publicação conta ainda com contribuições de autores como Janaína Amado e Gonçalo M. Tavares, além de uma conversa com Cristiana Tejo. Esta obra foi selecionada pela Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013.

Exposição:

Lá e ali, Bartolomeo Gelpi.
Até o 22 de março.

Ateliê397
Rua wisard 397
De segunda a sexta das 14 às 19
Sábados das 10 às 17

Galeria Central
Rua Mourato Coelho, 751
De segunda a sexta das 14 às 19
Sábados das 10 às 17