Vai na fé

Quando fomos convidados a contribuir com a tradicional exposição de presépios que acontece todo final de ano no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) resolvemos criar diálogos entre o presépio – essa forma de representação popular que reconstrói a cena da natividade de diversas formas e materiais – e questões presentes na arte de hoje.

Assim surgiu Vai na fé, uma mostra que conta com seis artistas convidados em diálogo com obras do acervo do MAS. O presépio napolitano, instalado em espaço anexo ao museu, a metros de distância do metrô Tiradentes, foi nosso ponto de partida. Nessa incrível construção, aberta permanentemente ao público, vemos não apenas as personagens tradicionais do presépio – menino Jesus, Maria, José e os reis magos – mas toda uma representação de cidade, cenas, personagens e a paisagem que os circunda.

Vai na fé é centrada na relação entre vida cotidiana e religiosidade. Na galeria do metrô Tiradentes, Pablo Vieira cria, à maneira dos presépios, cenas urbanas trazendo um pouco das histórias dos arredores da região da Luz. Andrey Koens reflete sobre êxodo, migração e diásporas a partir do trajeto percorrido por José e Maria antes do nascimento de Jesus. Massuelen Cristina mostra a vida de uma senhora que vive na cidade histórica minera de Sabará, cercada pelo passado colonial, pela paisagem cortada pelo Rio da Velhas, e por uma série de rituais religiosos incorporados em seu cotidiano.

No estacionamento do museu, Heitor Ramalho apresenta sua Catedral: um carro popular que emite, de hora em hora, o som de um sino. Uma catedral móvel, que carrega, em seus quilômetros rodados, uma memória do espaço urbano e marca um tempo socialmente partilhado.

No jardim do claustro, estão os trabalhos de Jocarla e Matheus Chiaratti. Jocarla traz o tema da maternidade em diálogo direto com os trabalhos do acervo do MAS como Santana Mestre, Nossa Senhora do Leite e Nossa Senhora do Ó (expectante). Matheus apresenta objetos em cerâmica que partem da iconografia católica, refletindo sobre sua simbologia, significação e endereçamento.

Esta exposição se visita em trânsito. O metrô, a rua, o estacionamento e o espaço interno do museu. Passagem, percurso, trajeto. Vão na fé e bom passeio.

Curadoria: Daisy Estrá, Lucas Goulart e Thais Rivitti

Artistas convidados: Andrey Koens, Heitor Ramalho, Jocarla, Massuelen Cristina, Matheus Chiaratti, Pablo Vieira

Projeto: Ateliê397

Identidade Visual: Egidio S. Toda

Produção Gráfica: Romus

Realização: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo

Apoio: Metrô; Arquidiocese de São Paulo

SERVIÇO

Vai na Fé

Museu de Arte Sacra de São Paulo: Av. Tiradentes, 676 – Luz (São Paulo, SP)

Estacionamento (sujeito a lotação): Rua Jorge Miranda, 43

Sala MAS do Metrô – Estação Tiradentes | Linha 1 – Azul

Entrada gratuita na sala MAS aos usuários do transporte coletivo