Praça da República: Pintura boa ou pintura ruim?

Praça da República: pintura boa ou pintura ruim?

Debate com Rodrigo Andrade e Thais Rivitti no Ateliê 397, dia 27/01,

quarta-feira, às 19h30

Por ocasião do encerramento da exposição Praça da República, o artista Rodrigo Andrade e a curadora Thais Rivitti convidam para  o debate Praça da República: pintura boa ou pintura ruim?, a se realizar na quarta-feira, dia 27 de janeiro, às 19h30. A exposição, em cartaz no Ateliê397 entre 28 de novembro de 2015 e 27 de janeiro de 2016, é um projeto apoiado pelo ProAC Artes Visuais, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Para pensar a pintura hoje, o debate retoma as questões – ou falsas questões, ou, ainda, questões sempre repostas – de gosto e juízo de valor que sempre entram em cena quando a pintura volta-se para o amplo universo da  cultura.

Palhaços, pretos velhos, passarinhos, retratos de revista, carros de corrida, noites de luar, paisagens com incêndio e florestas perpassam as imagens de 42 trabalhos que o artista produz pensando sobre um lugar que a pintura ocupa no imaginário da cidade São Paulo, a Praça da República.  Local onde, desde 1956, aos domingos, ocorre uma tradicional feira de pintura, artesanato, comidas e produtos vindos de outras regiões do país e de países vizinhos. Mas, também, “Praça da República”, esta expressão com que o circuito da arte contemporânea da cidade passou, em algum momento, a descrever “pintura ruim” – que utiliza uma linguagem requentada, repleta de fórmulas batidas, na qual impera todo tipo de maneirismo impraticavelmente kitsch, de abstrações gestuais feitas com espátulas carregadas de tinta à perseguição dos efeitos capazes de polir a cópia de um rosto de página de revista.

Praça da República: pintura boa ou pintura ruim?

Debate com Rodrigo Andrade e Thais Rivitti

Dia: 27/01/2015, quarta-feira

Horário: 19h30
Local: Ateliê397
Rua  Wisard, 397 – Vila Madalena
Tel: 3034-2132
www.atelie397.com.br