O Projeto Moderno Brasileiro em Questão

com Anderson Gonçalves da Silva, Heloísa Espada e Rodrigo Queiroz.  

9, 16 e 23 de maio

terças, 19:30 às 22h

Em maio, a série “A Academia ocupa o Ateliê” apresenta o curso “O projeto moderno brasileiro em questão”. Os encontros apresentam os principais conceitos e  contradições do projeto moderno brasileiro nas áreas de filosofia, artes visuais, fotografia, literatura e arquitetura, abordando as utopias, as crises e as realizações desse plano. Anderson Gonçalves introduz a ideia do projeto moderno com seus avanços e contradições, Heloisa Espada aborda as circunstâncias que propiciaram o desenvolvimento da arte concreta e da fotografia moderna e Rodrigo Queiroz examina a concepção de Brasília vista como o grau máximo do projeto moderno na arquitetura, assim como os traços já presentes de um esgotamento do modelo em curso.

Programa

Aula 1 – 09/05 

O moderno na filosofia e literatura

Como se deram no Brasil os processos de implantação de um projeto de modernização? O tema é abordado evidenciando os avanços e contradições dos ideais emancipatórios e utópicos que o caracterizam. A oposição entre o Modernismo do Sul e o Movimento Regionalista do Nordeste tem um significado que se percebe a partir da obra do poeta pernambucano Joaquim Cardozo, calculista das obras de Oscar Niemeyer, e da produção de Clarice Lispector.

Anderson Gonçalves da Silva é Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. Doutorou-se em filosofia. Atualmente pesquisa formas culturais contemporâneas, sobretudo cinema e literatura.

Aula 2 – 16/05

O moderno nas artes e na fotografia

Quais as circunstâncias que propiciaram o desenvolvimento da arte concreta e da fotografia moderna? A aula aborda a emergência da abstração geométrica no Brasil, a partir do final dos ano 1940, tendo como foco a criação de novas instituições modernas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Heloisa Espada é doutora em história da arte pela ECA/USP e curadora do Instituto Moreira Salles. Publicou Hércules Barsotti (Folha de São Paulo, 2013) e Monumentalidade e sombra: o centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot (Annablume 2016). Entre as exposições que organizou, destaca-se “Geraldo de Barros e a fotografia” (Instituto Moreira Salles/ RJ, 2014, e SESC Belenzinho, 2015).

Aula 3 – 23/05

O moderno na arquitetura brasileira

A arquitetura moderna brasileira caracteriza-se por uma autenticidade cujas principais virtudes revelam uma visão particular sobre o moderno: a recuperação tanto dos elementos da arquitetura colonial (Lucio Costa), como do caráter autoral e não universal da forma moderna (Oscar Niemeyer). A aula aborda ainda figuras do “Brutalismo paulista”, como Paulo Mendes da Rocha e Vilanova Artigas, que reaparecem como referências de moderno em 1990, como se esse projeto nunca tivesse saído de cena.

Rodrigo Queiroz é arquiteto, professor da FAUUSP e da Escola do MASP, foi curador de exposições sobre arquitetura moderna, tais como Coleção Niemeyer (MAC-USP, 2007), Brasília: a utopia come true (Trienal de Milão, 2010) e Le Corbusier, América do Sul, 1929 (Centro Universitário Maria Antonia, 2012).

Inscrição

Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário https://goo.gl/forms/5lLR5UmDAT6mg3lu1 . Após o envio do formulário, entraremos em contato para confirmar a inscrição e fornecer os dados bancários para depósito do valor.

Número de encontros: 3
Número de vagas: 20
Data de início: 09 de maio, 2017
Data de término: 23 de maio, 2017
Terça-feira 19h30 às 22h

Pagamento

R$200,00 (inteira) e R$150,00 (estudantes). O pagamento garante a vaga no curso. O aluno deverá fazer um depósito na conta-corrente do Ateliê397 no ato da inscrição.