Eveinto – Fora de si

 

“Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro.”
Mário de Sá-Carneiro

No dia 11 de maio, a partir das 16h, o Ateliê397 convida para a #04 edição do programa Eveinto, uma festa gratuita e aberta ao público com duração de 12 horas, no decorrer da qual acontecem performances, proposições interativas e intervenções musicais.

Para esta edição, os artistas convidados, Carlos Monroy, Glamour Garcia, Mavi Veloso e Shima, levantam questões como brasilidade, limites da identidade latino-americana, do gênero como poética e do lugar da própria performance no sistema da arte contemporânea. O corpo como lugar privilegiado ao debate na dimensão da festa que também pode ser vista como um elo de catarse, do estar fora de si.

A fim de adensar ainda mais o happening, simultaneamente e entre as ações dos convidados, estão previstas intervenções sonoras e propostas participativas junto ao público. Para fechar a noite, o DJ Rodrigo Fernandes (Pilantragi) convida a todos para a festa.

Mais sobre o Eveinto

Alguns trabalhos de arte parecem recusar rótulos. Performance? Teatro? Dança? Artes visuais? Texto? Difíceis de classificar e difíceis de circular.

Pensando na importância da circulação de obras multidisciplinares, o Ateliê397 promove desde 2010 o programa EVEINTO, colocando em pauta trabalhos performáticos, instalativos, em vídeo, sonoros e até gastronômicos.

Dentro do EVEINTO as ações podem ser intervenções, proposições ao público, projeção de vídeos, discotecagem, performances, trabalhos com materiais efêmeros, ou ainda situações onde a venda e a troca são fundamentais para o acontecimento da própria ação. Ocasiões onde o público é naturalmente chamado a se engajar.

É também uma tentativa de repensar a relação do público com a obra de arte já que ele é tirado de uma posição normalmente contemplativa: entendemos que nosso espaço, diferindo dos espaços expositivos tradicionais, encontra sua potência na criação de uma arena de trocas, um ponto de encontro entre artistas e público em aproximação horizontal.

Com três edições já realizadas, o programa mostra-se um importante aglutinador de ações artísticas experimentais que não se enquadram nas categorias tradicionais das artes plásticas/ visuais.

As atividades de EVEINTO são dispostas temporalmente em um período de 12 horas, das 16h às 4h de um sábado. Ao público, são divulgados previamente apenas os nomes dos artistas e das obras participantes, sem que eles tenham um horário de apresentação previamente definido. Assim, os sentidos são encadeados de forma inusitada, surpreendendo o público.

Tendo em mente uma ideia de linha do tempo, o curador de cada edição propõe a um grupo de artistas a criação de ações dentro de um determinado conceito e as dispõe em um programa, tendo como resultado um happening de longa duração. As diversas ações se sucedem, se comunicam, acontecem simultaneamente no mesmo espaço, estabelecendo um diálogo entre si e com o espectador.

Serviço:
Eveinto
Ateliê397 – Wisard, 397 – Vila Madalena
Data: sábado, 11 de maio de 2013
Horário: das 16h às 4h (do dia 12)

Apoio:
Proac
Secretaria de Cultura do Estado
Governo do Estado de São Paulo