Despossessão

Em 10 de agosto, sábado, das 14h às 18h, acontece a abertura de Despossessão, exposição individual da artista Tetê Lian , com curadoria de Lucas Goulart.

Apresentando um conjunto de obras inéditas, a artista examina processos históricos e estruturais de despossessão racial legitimados pela branquitude. Por meio de operações conceituais, que mobilizam documentos, objetos, materiais e linguagens artísticas diversas, as obras de Tetê Lian ultrapassam um discurso de denúncia e apresentam uma pesquisa aprofundada sobre os mecanismos de sustentação do aparato colonial-racial e suas continuidades em diferentes momentos históricos, incluindo os dias de hoje. A naturalidade com a qual objetos e obras de arte pilhados de nações africanas são exibidos em museus europeus, a destituição de humanidade e reificação de corpos que justificaram a escravização, assim como o roubo e o apagamento da propriedade material e intelectual de pessoas negras, são alguns dos temas abordados na exposição.

Despossessão é a segunda exposição individual inédita realizada pelo Edital Recepção 397, projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa e pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, selecionado no edital 41/2023.

SERVIÇO

Ateliê397
Travessa Dona Paula, 119A – Higienópolis
Abertura: 10 de agosto, das 14h às 18h
Visitação: 13 de agosto a 7 de setembro.
Terça a quintas, das 13h às 19h, sexta e sábado, das 11h às 18h.