Cursos 2019 – Laboratórios Céus Cruzados

com Sol Casal e Priscilla Zanini
6, 13 e 27 de abril e 4 de maio
sábados, 10 às 13h
R$270 – com material incluso

+ clique aqui para fazer sua inscrição

O laboratório Céus Cruzados propõe a utilização da astrologia como base para desdobramentos poéticos, em convergência com a técnica artística do bordado. Para isto, serão introduzidos alguns conceitos e técnicas básicas destes campos abordados, bem como a apresentação de ideias e trabalhos de artistas inspiracionais, promovendo assim uma instrumentalização inicial do aluno, que posteriormente utilizará estes saberes em uma produção artística de sua autoria. Poeticamente, este laboratório tem por objetivo o uso da astrologia como ponto de partida, seja ele temático, holístico ou criativo para a produção de trabalhos artísticos. Para isto, consideramos que o bordado manual oportuniza materializar estas representações simbólicas, assim como possibilita promover desdobramentos poéticos, para criação livre de narrativas autorais próprias, reais e/ou inventadas.

Programa
1° encontro

A ASTROLOGIA COMO BÚSSOLA DE AUTO-CONHECIMENTO E
NAVEGAÇÃO NO UNIVERSO COTIDIANO
Aula teórica focada na apresentação de conceitos básicos de astrologia.
– O que é a astrologia, o que é um mapa astral.
– Visão gráfica do mapa astral: entendendo a configuração do desenho.
– Casas astrológicas – os setores da vida.
– Signos – analisando suas relações através dos seus elementos (ar, fogo, terra
e água), qualidades (cardinal /fixo /mutável), e polaridades (yin/ yang)
– Planetas – conhecendo seus significados e como exercem atuação no
indivíduo e na coletividade
– Aspectos e possibilidades – breve leitura de mapa a fim de entender como
estes elementos se relacionam entre si.

2° encontro

A COSMOGRAFIA PESSOAL E AS NAVEGAÇÕES POÉTICAS
Aula/ troca de ideias focada na apresentação de referências visuais, com a finalidade de fornecer ao aluno conteúdo inspiracional. Também serão apresentados os materiais que serão utilizados em aula no encontro seguinte.
1ª etapa – Introdução de referências visuais/ links, compreendendo:
– Apresentação de trabalhos atuais da artista Sol Casal (ministrante); suas pesquisas são debruçadas sobre as possibilidades poéticas do céu, realizando trabalhos em bordado, costura e tricô. Também serão mostradas referências de artistas que trabalhem dentro do universo proposto no laboratório.
– Apresentação de outros artistas e conteúdos que se relacionam com o tema, de modo inspiracional/ criativo.
2ª etapa – Apresentação de materiais e proposta de trabalho para o encontro seguinte, buscando verificar o interesse de cada aluno nos projetos que irão desenvolver ao longo dos próximos encontros.

3° encontro

DESENVOLVENDO POÉTICAS A PARTIR DO COSMOS – BORDAR O UNIVERSO PESSOAL

Apresentação de técnicas de bordado e início de desenvolvimento de projetos dos alunos, desdobramentos poéticos a partir do céu.

Técnicas básicas de bordado:
– Apresentação e prática de técnicas básicas e pontos de bordado para propiciar ferramentas para desenvolvimento dos projetos pessoais.

4° encontro

PLANIFICANDO NARRATIVAS / ALINHAVANDO CONSTELAÇÕES
Orientação para desenvolvimento dos projetos. Sugerir desdobramentos possíveis. Finalização com troca de ideias e feedbacks entre os alunos.
Priscilla Zanini é artista e atua como diretora de arte em produções audiovisuais e realiza pesquisas em diversos campos artísticos, se interessando especialmente por: artes visuais, cenografia, fotografia, cinema (além de outros formatos audiovisuais e narrativos) e escrita criativa. Estuda astrologia há alguns anos, e mais recentemente o Tarot, pesquisando estes temas também com conexões artísticas e imagéticas. Especialista em Produção Audiovisual [ESPM-RS], formada em Artes Visuais com ênfase em Fotografia e Teoria e Crítica de Arte [IA-UFRGS, 2006], tendo realizado diversos cursos nos campos das artes, fotografia, arquitetura e cenografia.

Sol Casal é artista. As pesquisas empreendidas pela artista têm permeado as linguagens da fotografia, performance, vídeo e instalação, utilizando elementos e símbolos retirados do imaginário místico e religioso, associados muitas vezes as tradições populares do fazer manual (como tricô, costura, renda, bordado) tomando como objeto de investigação o seu próprio corpo para discutir as relações de representação e apresentação do corpo feminino na contemporaneidade. Em 2018 participou das exposições: Não há perguntas para todas as respostas (Sesc Jundiaí, curadoria Isadora Reis); Que Barra (Ateliê 397, curadoria Carollina Lauriano, Flora Leite e Thais Rivitti) e da Bienal das Artes do Sesc DF.

Inscrição
Os interessados poderão se inscrever clicando aqui

Datas e horários
6, 13 e 27 de abril e 4 de maio
sábados, 10 às 13h
número de encontros: 4
número de vagas: 20

Pagamento
O valor do curso é R$ 270,00
O aluno deverá fazer um depósito ou transferência para a conta-corrente do Ateliê397 (dados bancários serão enviados após a inscrição no e-mail [email protected]).