Céus Cruzados | individual de Sol Casal

O Ateliê397 tem o orgulho de apresentar a primeira individual da artista argentina Sol Casal em São Paulo, com curadoria de Carollina Lauriano e Thais Rivitti.

De 13 de abril a 25 de maio, a mostra “Céus Cruzados” apresenta seis obras inéditas da artista.


Desde meados de 2018, o Ateliê397 passou a operar com uma gestão composta unicamente por mulheres. A partir dessa formação, uma série de questões sobre o espaço da mulher no campo da arte passou a permear o espaço, reverberando em sua programação de debates e exposições, que começou a incorporar mais discussões sobre o tema.

Em 2019, o Ateliê397 segue com seu compromisso de criar e fomentar ações de artistas, agora com foco em mulheres cuja produção ainda não adquiriu a visibilidade institucional e a valorização de mercado que julgamos merecer. Com isso, o espaço independente volta sua programação anual para apoiar e divulgar o trabalho de mulheres artistas e pesquisadoras, iniciando a agenda de exposições com a primeira individual em São Paulo da artista Sol Casal.

A artista, argentina radicada no Brasil, toma como objeto de investigação o seu próprio corpo para discutir as relações de representação e apresentação do corpo feminino na contemporaneidade. O ponto de partida para construção da exposição “Céus Cruzados”
reside nas pesquisas mais recentes desenvolvidas por Sol Casal acerca dos arquétipos de MÃE e PAI. Como estes arquétipos perpassam nossas histórias pessoais e criam no macro nossas noções de poder, amor, relações com o próximo e com nós mesmos entre outras tantas.

Os trabalhos propõem discutir as relações consanguíneas, afetivas e instintivas de passagem de conhecimento, entendendo o corpo da mulher como campo político. As tradições do fazer manual (majoritariamente tidas como tarefas executadas por mulheres) passadas de geração em geração são apresentadas visando tensionar as relações deste conhecimento como ato de resistência em contraposição à perpetuação de padrões ditos femininos. Desta forma é possível vislumbrar o campo da afetividade, também, como determinante social.

SERVIÇO:
Céus Cruzados
Individual de Sol Casal, com curadoria de Carollina Lauriano e Thais Rivitti
Abertura: 13/04/2019 – das 15h as 20h

VISITAÇÃO:
16 de Abril de 2019 à 25 de Maio de 2019
Terça à Quinta, das 14h às 19h
ou mediante agendamento: [email protected]