Cursos 2018 – 2o Semestre: Clínica Geral

 

com o artista Raphael Escobar e o crítico de arte Carlos Eduardo Riccioppo

Destinado a artistas, pesquisadores, estudantes de arte e crítica interessados em discutir seus trabalhos e projetos no campo da arte, Clínica Geral propõe uma discussão continuada sobre a presença da arte na situação contemporânea, visando ao aprofundamento das investigações pessoais. Intercala o acompanhamento de trabalhos e propostas com ocasiões de discussão de textos e obras referenciais da arte moderna e contemporânea, estimulando a produção de obras e/ou trabalhos de crítica.

Os encontros são semanais, ocorrendo às terças-feiras, das 20h às 22h30, conduzidos pelo artista Raphael Escobar e pelo crítico Carlos Eduardo Riccioppo. As propostas desenvolvidas ao longo do curso darão origem a uma atividade expositiva a ser pensada e desenvolvida coletivamente por todos os participantes.

O programa prevê 3 meses de encontros, embora esteja sempre aberta a possibilidade de continuação do desenvolvimento dos projetos pessoais junto ao espaço nos semestres subsequentes – afinal, o debate sobre a produção artística contemporânea e os modos de intervenção da arte e da crítica hoje são as questões que animam a continuidade e renovação do próprio projeto do Ateliê397.

INSCRIÇÕES ATÉ 31/08

INFORMAÇÕES GERAIS

Terças-feiras, das 19h00-22h30
Início: 04/09
Término: 27/11

Vagas: 
15 (necessário 10 alunos para fechar a turma)

Cronograma:
1º encontro: Apresentação dos professores e do programa do semestre.
2º ao 5º encontro: 1º ciclo de apresentação dos trabalhos/propostas dos alunos.
6º encontro: Leitura e discussão de textos e obras referenciais para o debate da arte moderna e contemporênea, observando a produção dos alunos.
7º ao 9º encontro: 2º ciclo de apresentação dos trabalhos/portfolios dos alunos.
10º encontro: Leitura e discussão de textos e obras referenciais para o debate da arte moderna e contemporênea, observando a produção dos alunos.
11º ao 13º encontro: Discussão e produção do projeto de exibição.

INSCRIÇÕES

Os interessados poderão se inscrever através do email [email protected]

Ao se candidatar ao curso, pedimos o envio de uma carta de intenção, apresentando sua pesquisa artística (com fotos de trabalhos) e demonstrando interesse para com o programa do curso.

PAGAMENTO

R$ 600,00 divididos em até 3 parcelas de R$200,00.

O pagamento da primeira parcela garante a vaga no curso. O aluno poderá pagar com cartão de crédito ou débito na sede do Ateliê397 (Rua Gonzaga Duque, 148 – Pompéia), fazer um depósito em conta-corrente ou pagar diretamente no Ateliê397 em dinheiro ou cheque. As demais parcelas devem ser pagas no máximo até os dias 20 de cada mês.

Sua inscrição só será confirmada a partir do pagamento da primeira parcela.

SOBRE  OS PROFESSORES

Raphael Escobar (São Paulo, 1987), formado em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós graduando em Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política. Desde 2009 atua com educação não formal em contextos de vulnerabilidade social ou de disputas políticas, como Fundção CASA, Cracolândia e Albergues. A atuação nesses contextos servem como pesquisa e muitas vezes ativação do trabalho que desenvolve. Já participou de exposições como Metropole: experiência paulistana, na Pinacoteca do Estado de São Paulo(São Paulo, 2017),OSSO – Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga,  Instituto Thomie Othake, (São Paulo, 2017), Totemonumento, Galeria Leme (São Paulo, 2016) X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo (São Paulo, 2013), A alma é o Segredo do Negócio, Funarte(São Paulo, 2013).Participou de residências artísticas como Red Bull Station (São Paulo, 2016), Muros: Territórios Compartilhados (Salvador, 2013), Obras em construção, Casa das Caldeiras (São Paulo, 2011).

Carlos Eduardo Riccioppo (Uberaba, MG, 1980) é Professor de História, Teoria e Crítica de Arte Arte junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Doutor (a tese abordou a obra de Jac Leirner e a arte brasileira nas décadas de 1980-1990) e Mestre (a dissertação dedicou-se à obra de José Leonilson) em História, Crítica e Teoria da Arte e graduado pela mesma instituição, integra, ali, o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira do CAP/ECA/USP. Publica regularmente artigos sobre artistas modernos e contemporâneos e realizou as exposições “Leonilson – desenhos”, no Centro Universitário Maria Antonia, em 2008, e “Fim da primeira parte” (2011, Galeria Vermelho, São Paulo) e “Gelo para festas” (2017, SESC, em parceria com Thais Rivitti), ambas do artista João Loureiro. Em 2010, foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais, e, em 2015, pelo Programa Redes Funarte de Artes Visuais. Compôs os grupos de crítica do Centro Cultural São Paulo, do Centro Universitário Maria Antonia e do Paço das Artes e contribuiu para a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antonia/USP (2015-2017). Publicou os livros “Gerais” (em parceria com os artistas Carla Zaccagnini, João Loureiro e Rochelle Costi) e “Bruno Dunley” (sobre a trajetória do artista).