Carta Aberta – Thais Rivitti

Caros Amigos,

 Depois de uma longa e gratificante jornada, sempre muito bem acompanhada por parceiros incríveis, a frente espaço de arte independente Ateliê397, comunico que estou deixando a condução do espaço. Vem aí um novo grupo de mulheres que tem muito gás e coragem: Carollina Lauriano, Alessandra Carrijo e Tania Rivitti. Sigo frequentando o espaço, dando continuidade a projetos pontuais e ajudando no que eu puder, mas chegou a hora de procurar horizontes novos de atuação profissional. Foi um período de imenso aprendizado e realização. É muito bom olhar pra trás e ver a coerência, a pertinência e o alcance dessa caminhada.

Nos últimos oito anos, o Ateliê397 foi um espaço que questionou o sistema da arte, os valores estabelecidos, investigando outras possibilidades de circulação de obras e ideias. Um espaço para artistas que estão começando, para artistas estabelecidos fazerem projetos mais ousados, fórum de diálogo entre artistas e críticos, local de experimentação de novos formatos expositivos, de trocas e de transmissão de conhecimento e para se pensar, em conjunto, as políticas que queremos para as artes. O mais importante, para mim, foi fazer uma programação coerente com uma análise do sistema, que tentasse agir nas inúmeras lacunas do nosso circuito artístico.

Desejo sorte e sucesso às curadoras e pesquisadoras que assumem agora a gestão do espaço. De certa forma, elas são também “prata da casa” e tenho certeza de que conduzirão o projeto à altura de suas exigências.

Agradeço muito, mesmo, a todos que estiveram junto.

Thais Rivitti

Agosto de 2018