Cursos 2018 – 2o Semestre: Escrita Criativa
com Carol Rodrigues
“Acordar, dormir, acordar, dormir”
Oficina para exercitar a escrita a partir de diferentes métodos e intensidades.
Os encontros estimulam a experiência criativa com a linguagem escrita a partir de contos, romances, poemas, trechos de filmes que transitam pelos imaginários do dia e da noite, dos olhos abertos e dos fechados, do cansaço da ficção à fabulação especulativa.
Acordar (I) – Começos de mundos
Exercícios de escrita automática através de um ditado pingado de estímulos para resgate de começos e elaboração de paisagens narrativas com trechos de livros de Djaimilia Pereira de Almeida, Noemi Jaffe, Bíblia e de filmes de Werner Herzog e Chaplin.
Dormir (I) – As bestas das outras consciências
Exercícios surrealistas de escrita como colagem e “Exquisite Corpse” com trechos de livros de Augustín Fernández Mallo, William Burroughs, Leonora Carrington e de filmes de Fellini e Jodorowski.
Acordar (II) – O partido das coisas
Exercícios de observação, coleta e escrita pelos arredores do Ateliê397 com trechos livros de Francis Ponge, Elisa Band, Patti Smith e de filmes de Agnès Varda e Cao Guimarães.
Dormir (II) – Violências da imaginação
Exercício de tensão narrativa com a intrusão do Livro do Destino (oráculo egípcio utilizado por Napoleão) e trechos variados de contos fantásticos e de horror, Marquês de Sade e filmes de Pasolini e Andrei Tarkovski.
INSCRIÇÕES ATÉ 31/08
INFORMAÇÕES GERAIS
04 encontros – 3h duração/cada
Terças-Feiras, 15h00-18h00
Data de início: 04 de setembro
Vagas:
15
INSCRIÇÕES
Os interessados poderão se inscrever através do email [email protected]
PAGAMENTO
R$ 200,00
Sua inscrição só será confirmada a partir do pagamento do curso. O aluno poderá pagar com cartão de crédito ou débito na sede do Ateliê397 (Rua Gonzaga Duque, 148 – Pompéia), fazer um depósito em conta-corrente ou pagar diretamente no Ateliê397 em dinheiro ou cheque.
SOBRE O PROFESSOR
Carol Rodrigues é autora de Sem Vista Para o Mar (Prêmio Jabuti 2015) e ilhós, é formada em cinema e estudos de performance e já facilitou oficinas de criação literária na Casa das Rosas e na Biblioteca Mário de Andrade, entre outros.