CINECLUBE397 | MULHERES DE VANGUARDA: Cinema e performance na vanguarda estadunidense
Cinema e performance são categorias da arte que se entrelaçam de diversas formas. Quanto ao cinema, arte do tempo por excelência, estar em contato com a performance pode descaracterizar o sentido do filme como meio de contar histórias. Quanto à performance, arte do efêmero, estar em contato com o cinema pode agregar a si o valor da reprodução. O filme performático ou a performance filmada, portanto, é categoria que pretende romper as possíveis fronteiras entre o cinema e a performance, entrelaçando proposições e criando sentidos particulares em cada obra.
Por meio dos filmes de seis cineastas da vanguarda estadunidense do cinema podemos contemplar tal categoria pouco conhecida pelo público e, no entanto, profundamente criativa, da qual questões relativas ao contemporâneo emergem: a sexualidade das mulheres e as múltiplas relações conjugais, os limites sensoriais do corpo e do movimento, o amor e a liberdade, a disciplina da dança e a poesia dos arquétipos nos filmes de Marie Menken, Maya Deren, Amy Greenfield, Carole Schneemann, Sadie Benning e Bette Gordon que atravessam a segunda metade do século XX e representam parte significativa da produção das mulheres cineastas da vanguarda estadunidense.
Cada sessão contará com curtas-metragens de duas cineastas seguida de um debate. A relação entre as obras das artistas poderá projetar ideias para a produção artística amadora, feminista, radical e performática do contemporâneo, bem como sua discussão, em tempos que urgem por mudanças que sejam efetivas e não apenas efêmeras.
PROGRAMAÇÃO*
08.04 | Marie Menken e Maya Deren ( curtas + debate às 20h no @ateliê397)
The Bolex Duel (Marie Menken e Andy Warhol, trecho de Notes on Marie Menken, de Martina
Kudlacek, 2006) 2min.21seg
Go! Go! Go! (Marie Menken, 1964) 12 min.
Andy Warhol (Marie Menken, 1965) 22 min.
Meshes of the Afternoon (Maya Deren, 1943) 14 min.
Study in Choreography for Camera (Maya Deren, 1945) 4 min.
15.04 | Carole Schneemann e Amy Greenfield (curtas + debate às 20h no @ateliê397)
Meat Joy (Carole Schneemann, 1964) 5 min.19 seg.
Plumb Line (Carole Schneemann, 1971) 15 min.15 seg.
Element (Amy Greenfield, 1973) 11 min. 17 seg.
Tides (Amy Greenfield, 1982) 9 min. 41 seg.
22.04 | Bette Gordon e Sadie Benning (curtas + debate às 20h no @ateliê397)
An Erotic Film (Bette Gordon, 1975) 2 min. 49 seg.
The United States of America (Bette Gordon e James Benning, 1975) 27 min
A Place Called Lovely (Sadie Benning, 1991) 14 min.
It wasn’t love (Sadie Benning, 1992) 20 min.
Girl Power (Sadie Benning, 1993) 15 min.
curadoria de Ivan Amaral
programação Ana Elisa Carramaschi
* TODO DOMINGO COMPARTILHAREMOS UM LINK DE ACESSO COM OS FILMES DA SEMANA