Cineclube397 | James Richards

O Ateliê397, com apoio da Secretaria de Cultura de São Paulo, via Proac, convida a todos para sessão especial do artista britânico James Richards no projeto Cineclube397.

James Richards (1983) é um artista britânico que trabalha com vídeo e instalações cuidadosamente elaboradas a partir de pensamentos escultóricos, acústicos e curatoriais, criando trabalhos complexos, multi-dimensionais, de grande intensidade. Em 2014, Richards foi indicado ao Prêmio Turner pelo trabalho Rosebud, que também foi exibido na 55ª Bienal de Veneza. Recentemente, expôs individualmente na Bergen Kunsthall (2016), na Kunsteverein de Munique (2015) e na daad galerie, em Berlim (2014).

A sessão do Cineclube397 concebida pelo artista, apresenta duas peças de vídeo: Against Nature (2015), uma compilação de trabalhos de uma gama variada de artistas, incluindo Steve Reinke, Leslie Thornton e Simon Martin, junto com fragmentos de seu próprio arquivo de gravações e trechos de seus trabalhos anteriores. A segunda exibição programada para a noite – Crossing (2016) – é um vídeo realizado em colaboração com a artista Leslie Thornton, construído por meio de uma troca à distância entre os dois, na qual cada um utiliza e modifica gravações do arquivo do outro.

 

Programação:

 

Against Nature
Programa de vídeo 45min, (2015)

Against Nature é um projeto híbrido de projeção em que trabalhos de uma gama variada de artistas, incluindo Steve Reinke, Leslie Thornton e Simon Martin, são dispostos por Richards juntamente com fragmentos de seu próprio arquivo de gravações coletadas e trechos de seus trabalhos anteriores. Esse programa examina uma série de trabalhos que mediam o mundo natural por meio do processamento de imagem, da literatura e da colagem.

Crossing
Video 20 min em colaboração com Leslie Thornton, (2016)

Crossing é um trabalho em andamento dos dois artistas, construído por meio de uma troca à distância de gravações remixadas em que cada um se utiliza do material de arquivo do outro. Richards e Thornton colam, cortam e retrabalham trechos antes de devolvê-los para posterior processamento pelo outro. O resultado é um road movie híbrido.

 

James Richards (Cardiff, País de Gales, 1983; vive e trabalha em Berlim) estudou Artes Plásticas na Chelsea College School of Art and Design, em Londres. Seus videos e instalações são elaborados a partir da combinação de gravações de video e áudio produzidos por ele mesmo com material coletado de múltiplas procedências – videoclipes disponíveis online, filmes de outros artistas, gravações de campo, televisão, entre outras. Em 2014, Richards foi indicado ao Prêmio Turner pelo trabalho Rosebud, exibido na 55ª Bienal de Veneza. Recentemente, expôs individualmente na Bergen Kunsthall (2016), na Kunsteverein de Munique (2015) e na daad galerie, em Berlim (2014).

*Agradecimentos: Coleção Moraes – Barbosa

 


 

Serviço:
Cineclube397: James Richards
04 de maio às 19h.
Local: Ateliê397
Rua Wisard, 397 – Vila Madalena
Mais informações:
Tel: 3034-2132
https://atelie397.com/