CINECLUBE397 | “I really want to kiss you, man”: New Queer Cinema norteamericano
“I really want to kiss you, man”: New Queer Cinema norte-americano.
O Ateliê397, com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, que tem realizado atividades ligadas a promoção dos direitos da população LGBT e a discussão e conscientização acerca de questões relacionadas à homofobia e à transfobia, realizará uma pequena mostra de cinema norte-americano como parte da programação do orgulho LGBT.
Assim, a curadora Sofía Machain propõe uma projeção de dois filmes: My own private Idaho (1991), de Gus Van Sant, e Mysterious Skin (2004), de Gregg Araki. Além de fazer parte do grupo de diretores independentes que floresceram no começo da década de 1990 nos Estados Unidos, com filmes de temática “queer”, os diretores tem em comum uma filmografia que gira ao redor de protagonistas masculinos jovens, outsiders e provocativos, perdidos no reflexo ofuscado da sociedade norte-americana.
A sessão será precedida por uma conversa com Scott E. Smith, representante do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, a respeito da nova política de direitos para a população LGBT, e uma fala da curadora do Cineclube397, Sofía Machain, que apresentará uma breve leitura sobre o desenvolvimento do cinema queer nos EUA, desde seu começo na cena underground até a Hollywood na atualidade.
Serviço
CINECLUBE397 | “I really want to kiss you, man”: New Queer Cinema norteamericano
My own private Idaho (Gus Van Sant, 1991)
Mysterious Skin (Gregg Araki, 2004)
Dia 7 de julho, terça-feira, às 19h
Entrada gratuita