Cabocos na cidade: feito planta em vaso

No sábado, 14 de setembro, a partir das 14h, inauguramos Cabocos na cidade: feito planta em vaso, primeira exposição individual de Júlia Maynã com curadoria de Bruna Fernanda. Neste dia, também acontece uma feira de artesanato e uma roda de toré, às 17h.

A mostra reúne trabalhos em pintura, desenho, áudio, cerâmica e duas instalações inéditas em que a artista investiga as vivências e memórias do existir entre a aldeia e a cidade. Indígena da etnia Xukuru Kariri, a família de Mainã é originária de Palmeira dos Índios, em Alagoas, mas migrou para São Paulo a partir da década de 1940. Seu avô é a figura em torno da qual as reminiscências da partida e os impactos para seus descendentes são revisitados e reelaborados. Para além da denúncia das violências envolvidas neste processo, a artista nos convida a olhar para o deslocamento como constituinte da história do Brasil e as possibilidades de resistência que o cultivo dos laços comunitários e ancestrais oferecem.

Cabocos na cidade: feito planta em vaso é a terceira exposição inédita realizada pelo Edital Recepção397, projeto viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa e pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, selecionado no edital 41/2023.

— SERVIÇO —
Cabocos na cidade: feito planta em vaso
Exposição individual de Júlia Maynã
Curadoria de Bruna Fernanda
Visitação: 14.09 a 12.10
Terça a quinta, das 14h Às 19h
Sexta e sábado, das 11h Às 18h
Travessa Dona Paula, 119A
Higienópolis, São Paulo – SP