Biel Carpenter e Celina Portella

 Celina Portella apresenta a videoinstalação “Derrube” onde o corpo e seu duplo, projetados em escala real, interagem entre si. A ação entre eles, propõe o fim de um dos corpos projetados, através do derrube de seu suporte. A tentativa gera um conflito entre noções de realidade, identidade e alteridade, questionando o aspecto “material” da imagem. A obra realizada por meio do II concurso de Vídeoarte da Fundação Joaquim Nabuco, Recife, será pré-lançada em São Paulo.

Biel Carpenter ocupa o banheiro com 3 fotografias onde figuras autocentradas e absorvidas pela espera remetem a imagens cinematográficas dos anos 50/60, transformadas e adaptadas para o cotidiano do artista. O artista ainda ocupa toda a extensão do corredor com um lambe-lambe composto por retratos em tamanho A4.

abertura dia 06 de junho às 16h
visitação de 8 de junho a 7 de julho

 

CELINA PORTELLA
Rio de Janeiro, 1977
vive e trabalha no Rio de Janeiro

Estudou design na Puc-Rio e se formou em artes plásticas na Université Paris VIII. Desde 2000, investiga performance, dança, intervenção urbana e outros meios artísticos a partir do vídeo. Durante 5 anos integrou a Lia Rodrigues Companhia de Danças como bailarina e co-criadora. Em 2008, participou do Centro de Residência de Artístas Contemporâneos CRAC Valparaiso no Chile, do 15o Salão da Bahia e foi premiada no II Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco em Recife. Recentemente participou do Projeto imagem pensamento, em Belo Horizonte, foi ganhadora da bolsa de residência Recollets 2009 em Paris e da bolsa de pesquisa e produção artística do 47o Salão de Artes Plásticas de Pernambuco.

BIEL CARPENTER
Campinas-SP, 1983
vive e trabalha em Curitiba

Coletivas
2008 “Possíveis Conexões” – Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Curitiba, Brasil
2008 33° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto – Nacional – Contemporâneo –Sp, Brasil
2006 “11° Salão Paulista de Arte Contemporânea”, MAC, São Paulo, Brasil
2006 “Desenhos, Pinturas & Gravuras”, Biel e Silvio Rodolfo, James, Curitiba, Brasil
Individuais
2007 “Construções”, Espaço Cultural do BRDE, Palacete dos Leões, Curitiba, Brasil
2006 “LAMB”, NICO, Curitba, Brasil