A role play

“A role play”: projeção seguida de debate entre Roberto Winter e Guilherme Peters

No dia 29/6, as 19h, Roberto Winter fará uma apresentação pública de seu trabalho inédito “A role play”, desenvolvido para a plataforma online de trabalhos de arte www.aarea.co. A projeção será seguida de conversa entre o artista e Guilherme Peters. Convidado pelo Aarea a elaborar um trabalho veiculado exclusivamente na internet, Winter apresenta a narrativa da confissão do autor de um crime político. Em um enredo labiríntico de cinco capítulos sequencialmente adicionados ao site, o criminoso reflete sobre a legitimação da violência como forma de participação política.

Um vídeo disponibilizado no site pornográfico XVideos apresenta uma revelação contraditória: o narrador, que cometeu algum tipo de crime e que nunca foi identificado, está convencido de que sua história foi deturpada pela imprensa, motivo pelo qual apresenta sua confissão. O visitante do Aarea segue as pegadas digitais do criminoso a partir de mensagens deixadas por seus avatares em sites e redes sociais, como YouTube, Whatsapp, XVideos, Wikipedia, Instagram, entre outros. Apenas quem se dispuser a seguir seus passos num complexo quebra-cabeças online será capaz de entender sua motivação. Como visitante/espectador, deparamo-nos com as invisíveis tramas de nossas próprias vidas digitais: as informações reveladas sobre atividades realizadas dentro e fora da internet.

O trabalho fica em cartaz no www.aarea.co até o dia 30/06.

SOBRE O AAREA:
www.aarea.co é uma plataforma de trabalhos de arte concebidos especialmente para a internet. Com periodicidade mensal, apenas um projeto é exibido a cada edição. Ao entrar no site, o visitante não tem contato com outros dispositivos fixos, tais como textos de apresentação, links ou botões que não pertençam à proposta do artista. A ausência de mediação que define seu formato faz do aarea uma iniciativa inédita, no Brasil, de circulação de trabalhos de arte no ambiente virtual. Os artistas convidados têm produções bastante diversas entre si e respondem ao desafio de conceber, normalmente pela primeira vez, uma obra cujo veículo exclusivo é a internet.

SOBRE GUILHERME PETERS:
Guilherme Peters é artista visual, vive e trabalha em São Paulo. Já teve seu trabalho exposto em instituições como La Tabacalera – Madri (Espanha), Pinacoteca do Estado – São Paulo (Brasil), Wiesbaden Kunsthaus – Wisbaden (Alemanha), Museu de Arte do Rio – Rio de Janeiro (Brasil), Zacheta National Gallery – Varsóvia (Polônia), 1a Bienal de Montevideo: El Gran Sur – Fundacion Bienal de Montevideo (Uruguai), entre outras. Em 2015, junto a Roberto Winter, dirigiu o filme “Proxy reverso”, premiado na Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro, Brasil.

—————————————————–

SOBRE ROBERTO WINTER:
Roberto Winter participou de exposições individuais e coletivas em instituições como MASP, São Paulo (Brasil); Kunsthal KAdE, Amersfoort (Holanda), Zacheta – National Gallery of Art, Varsóvia (Polônia) e Neuer Berliner Kunstverein, Berlim (Alemanha),  entre outras. Em 2015 realizou residência na Delfina Foundation em Londres (Reino Unido) e dirigiu, junto a Guilherme Peters, o filme “Proxy reverso”. É  um dos editores da revista de crítica de arte “Dazibao”.