Sustentar o efêmero

No dia 09 de novembro, a partir das 11h, inaugura Sustentar o Efêmero, uma exposição coletiva das artistas do grupo Rosa Choque no Estúdio Extraordinário e no Centro de Estudos do Museu Republicano, em Itú. Resultado de um ano de trocas e discussões entre as artistas e as curadoras Juliana Monachesi e Thais Rivitti, a mostra reúne obras recentes, muitas feitas especialmente para a ocasião, com o propósito de ampliar a escuta e compartilhar com a cidade de Itú a experiência de ser mulher no mundo das artes, contra todas as adversidades. Mesmo que seja efêmero, sustentar os afetos e a transformação coletivamente é mais humano, mais feliz.

Sustentar o Efêmero apresenta a obra de oito artistas que, de modos diferentes, lidam com as mudanças — internas e externas — imersas no fluxo inconstante da vida. Elas elaboram estratégias de sobrevivência, repensam suas próprias identidades, ativam memórias, atentam para um horizonte histórico provocando idas e vindas do passado ao presente. Buscam posições possíveis. O efêmero aparece como condição de estar no mundo. E a sustentação adquire inúmeros contornos: desde seu significado econômico, passando por assumir a prática artística socialmente menosprezada, até e afirmação de uma experiência singular, própria, e nem por isso fechada em si mesma.

A exposição terá um desdobramento no Centro de Estudos do Museu Republicano, abrindo no mesmo dia, com obras em papel ou tecido das mesmas artistas e da artista convidada Thiá Sguoti, expostas nas vitrines do centro de estudos, com ênfase em processos artísticos em torno da memória.

Artistas: Eliane Gallo, Gersony Silva, Gessica Morais, Luciana Boaventura, Ninetta Rabner, Raquel Fayad, Rosa Grizzo, Shirley Cipullo e Thiá Sguoti.

SERVIÇO
Sustentar o Efêmero

Curadoria: Juliana Monachesi e Thais Rivitti
Assistência: Marcia Lerro Pimenta
Coordenação: Alayde Alves e Tania Rivitti

Abertura: 9 de novembro, das 11h às 18h 

Estúdio Extraordinário
Rua Dr. Graciano Geribello, 24 – Bairro Alto, Itu-SP 

Exposição: de quinta a sábado, das 14h às 18h; até 7/12 

Centro de Estudos do Museu Republicano
R. Barão do Itaim, 67 – Centro, Itu-SP

Exposição: de quinta a sábado, das 14h às 18h; até 7/12