Mariane Abakerli e Karen Picciotto
Inverso
exposição de Mariane Abakerli e Karen PicciottoMariane Picciotto e Karen Kabbani inauguraram uma nova fase do Ateliê397 que, desde 2003, cede seu espaço para intervenções de artistas brasileiros e estrangeiros.
O Ateliê397 passava então a contar com uma nova sala interna de exposições, além de seu conhecido quintal e corredor de acesso.“Quintal”, por sinal, é o nome da instalação de Abakerli no espaço externo, feita de tapetes velhos e cavaletes colocados diretamente no pavimento. A instalação da brasileira radicada na Espanha resultava em uma curiosa inversão: tristes tapetes desfilando em uma precária calçada da fama. Abakerli ainda apresentou “Entre”, uma seqüência de portas decadentes que se abriam uma após outra, instaladas no corredor de acesso da galeria.
Já Picciotto mostrou uma instalação com pinturas de técnica singular, em que a pincelada aparentava uma curiosa mescla entre expressionismo e imagem técnica. Para ressaltar ainda mais esse aspecto, na obra feita especialmente para o espaço a artista intercalou suas pinceladas com fotografias que parecem criar fendas na arquitetura circuncidante. A artista inaugurou a nova sala de exposições do Ateliê397.
A mostra teve curadoria de Rafael Campos Rocha, outra novidade do Ateliê, que passou a convidar críticos e curadores para trabalhar em parceria.
“Inverso” inaugurou dia 30 de agosto, sábado, a partir das 15 horas, e permaneceu em exposição de 01 a 30 de setembro.