Lastros são atos desatados, iminentes como a força entre o derramamento e o transborde
No dia 20 de junho (quinta-feira), a partir das 18h, o Ateliê397 inaugura a primeira exposição individual de Ana Matheus Abbade, Lastros são atos desatados, iminentes como a força entre o derramamento e o transborde, com curadoria de Caio Bonifácio.
A mostra, que reúne trabalhos em instalação, fotografia e pintura, propõe uma reflexão sobre o tempo e a memória, o fazer artístico e a materialidade. Ana Matheus Abbade constrói um biombo que divide o espaço, revelando parcialmente os materiais que serão utilizados na criação de pinturas. As fotografias, presentes desde o início, organizam o espaço-tempo da exposição, enquanto o restante se constrói ao longo da sua duração. O Ateliê397 se torna, assim, uma oficina onde a matéria se transforma pelo trabalho, revelando seu processo e sendo documentada.
Lastros são atos desatados, iminentes como a força entre o derramamento e o transborde é composta por obras que abrangem seis anos de produção da artista, explorando o saber do manuseio da matéria. A exposição faz parte do Edital Recepção 397, um projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa e pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, tendo sido selecionado no edital 41/2023.
Agradecimentos: Andreia Ana Ferreira Abbade e Maria Selute Alves (mãe e avó da artista presentes na fotografia O), Arte Ampliada, Eloisa Almeida, Sergio Barrero, Syl Art Molduras e Wagner Betin.
SERVIÇO
Ateliê397
Travessa Dona Paula, 119A – Higienópolis
Abertura: 20 de junho, das 18h às 21h
Visitação: de 20 de junho a 20 de julho.
Terça a quintas, das 13h às 19h, sexta e sábado, das 11h às 18h.