FÉRIAS397 | PENSAR O POEMA (DENTRO DA VIDA)

PENSAR O POEMA (DENTRO DA VIDA)
com Renan Nuernberger
4 a 6 de fevereiro
ter a qui, 15h às 18h
R$250

 

Pensar o poema (dentro da vida) é uma oficina criativa destinada a todos que escrevem ou pretender escrever poesia. O curso de curta extensão abordará técnicas e processos de constituição da linguagem poética, sugerindo caminhos para que os participantes desenvolvam sua própria dicção nessa modalidade de escrita.

 

Em cada um desses encontros, o ministrante apresentará poemas de diferentes autores (T. S. Eliot, Ana Cristina Cesar, Bertolt Brecht, Mário de Sá-Carneiro, Tristan Corbière, Wislawa Szymborska, Cecília Meireles, entre outros), que darão apoio aos exercícios criativos propostos. Embora esteja aberta à dinâmica do grupo, a oficina se norteará pelos seguintes eixos:

 

4 de fevereiro – (cair em si)

No primeiro encontro, discutiremos algumas estratégias de subjetivação que forjam uma linguagem pessoal e intransferível. Como os fatos e sensações da vida de um indivíduo se tornam matéria de poesia?

A ideia é que nós mesmos possamos elaborar poemas dos quais se depreenda um sujeito cuja intimidade é, antes de tudo, uma categoria ficcional.

 

5 de fevereiro – (sair de si)

No segundo encontro, a proposta é analisar algumas estratégias de objetivação formalizadas em poemas que apreendem a linguagem das coisas, traduzindo-as em signo verbal. O que dizem, afinal, os objetos? É possível, ao poeta, compreendê-los?

A ideia aqui é que façamos um exercício de desconstrução de nosso próprio ponto de vista, criando no poema um outro modo de ver o mundo.

 

6 de fevereiro – (ou vice-versa)

No último encontro, cruzaremos as duas propostas, suspendendo a divisão estanque entre linguagem subjetiva e objetiva e ampliando, portanto, as possibilidades criativas com técnicas como a paródia e a colagem.

 

No poema, essa caixa de ressonâncias, o que sou eu e o que é outro? Com isso, poderemos não apenas refletir melhor sobre as nossas próprias ambições enquanto poetas, como teremos a oportunidade de exercitar outros métodos de invenção artística.

Renan Nuernberger é poeta e crítico literário. Autor de Mesmo poemas (Sebastião Grifo, 2010) e Luto (Patuá, 2017), ambos publicados com apoio do ProAC. Também organizou a antologia Armando Freitas Filho (EdUERJ, 2011), para a coleção Ciranda da Poesia, e o volume de ensaios Neste instante: novos olhares sobre a poesia brasileira dos anos 1970, este último em parceria com Viviana Bosi. Atualmente, desenvolve uma tese de doutorado sobre a obra de João Cabral de Melo Neto na FFLCH-USP e coordena o Clube de Poesia Contemporânea na Biblioteca Mário de Andrade.