Escobar e Marcelo Amorim

O Ateliê397 apresenta dois novos trabalhos feitos pelos artistas Marcelo Amorim e Raphael Escobar para o programa Múltiplos397. Confirmado o sucesso com o esgotamento da tiragem de um dos quatro trabalhos que deram início, decidimos dar continuidade ao programa que comissiona artistas a produzir obras inéditas. Amorim traz o múltiplo Sem título, serigrafia que se remete ao passado com a imagem de esportistas em tons de dourado. De quando serão aqueles atletas? Suas roupas indicam o início do século, o fato de ser uma fotografia cotidiana os joga para aquela época entre os anos 20 e 40, mas é difícil precisar. Não só os retratados, mas a própria imagem passou por ciclos de vida: da fotografia, para a internet, para a serigrafia, ela é um trânsito entre gerações midiáticas, ora no presente, ora no passado.
Escobar também se refere a um passado, mas um pouco mais recente, com Fóssil. Uma escultura de concreto de um orelhão, daqueles de ficha, remete ao passado urbano, resgatando a memória da cidade por meio de um elemento público tão presente e característico da cidade até os anos 90, mas que foi substituído por telefones celulares, cada vez mais tecnológicos e mais privados.
A primeira edição dos Multiplos397, realizada no final de 2010, contou com trabalhos de Fabio Flaks, Laura Andreato, Luiz Roque e Nazareno. O programa disponibiliza obras de tiragem feitas por artistas emergentes a investimentos acessíveis, possibilitando assim a circulação da arte contemporânea em circuitos maiores.
Múltiplos397
Escobar
Marcelo Amorim
Abertura  domingo, 3 de junho, às 18h
Visitação 4 a 15 de junho de 2012
Ateliê397
Rua Wisard, 397 – Vila Madalena
55 11 3034 2132