Debate: O retrato na fotografia contemporânea

 

O Ateliê397 realiza, no dia 25 de setembro, quinta-feira, às 20H, o debate “O retrato na fotografia contemporânea”, com a curadora Rejane Cintrão, o artista Paulo D’Alessandro e a diretora do espaço, Thais Rivitti. A conversa está relacionada à exposição “Barcelona 92”, de Paulo D’Alessandro, atualmente em cartaz no Ateliê397, que conta com 16 obras, todas fotografias realizadas entre 1991 e 1993.

Na produção do artista, são recorrentes imagens da arquitetura urbana retratada como paisagem em constante transformação. Na série “Memórias de Barcelona”, embora o artista se concentre nas personagens que encontrou durante o período em que morou na Espanha, a própria cidade de Barcelona aparece como protagonista. As imagens da série não constroem uma visão espetacular da cidade focando-se em seus habitantes mais velhos, em situações prosaicas.

O debate propõe-se a discutir essa série de obras e, de modo mais amplo, o papel do retrato fotográfico na arte hoje. Convidamos a todos os interessados a comparecerem e contribuírem com esse bate-papo.

 

Paulo D’Alessandro é artista. Vive e trabalha em São Paulo. Freqüentou diversos grupos de estudo como os orientados por Eduardo Castanho (MIS / SP, 1994) e Eduardo Brandão (Escola 3o Andar /SP, 2001) além da Escuela de Altos Estudios de la Imagen y Diseño, em Barcelona (1991-1993).

 

Rejane Cintrão vive e trabalha em São Paulo. É mestre em História da Arte pela USP e atualmente é coordenadora do Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, alem de dirigir a empresa Isso é Arte, voltada para organizar exposições, publicações e projetos educativos sobre arte contemporânea brasileira.

 

DEBATES: O RETRATO NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
Dia 25 de setembro, quinta-feira, às 20H
Entrada gratuita

 

BARCELONA 92
curadoria Thais Rivitti
Até  3 de outubro
Visitação de segunda a sexta das 14 às 19H

Ateliê397
Rua Wisard, 397
Vila Madalena
3034-2132