Conversa com Karlla Girotto e Peter Pál Pelbart

O Ateliê397, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – via ProAC, realiza no dia 02 de junho, terça-feira às 20h, uma conversa com a artista Karlla Girotto, seguida da fala “A filosofia da jangada em Deligny”, do filósofo Peter Pál Pelbart, marcada para as 21h. O evento, que é parte das atividades da exposição “Lusco Fusco”, em cartaz até dia 12 de junho, contará com a mediação do curador assistente do espaço, Yudi Rafael.

Em “Lusco Fusco”, Karlla Girotto apresenta um conjunto de objetos, fotografias, roupas e acessórios, dispostos no espaço das galerias e do corredor, além de um aparelho de som, no qual se encontram trilhas sonoras criadas para a observação das fotografias ali expostas em telas de tablets. Durante todo o tempo de visitação da mostra, Karlla realiza uma performance na qual concorre consigo mesma em uma espécie de concurso de dança, que testa, dentre outros atributos, sua resistência e motivação. Nesta ação, os visitantes são convidados a transformar a artista por meio das roupas e acessórios disponíveis, e escolher uma música para uma dança a dois.

“Lusco Fusco” faz referência direta ao período entre o fim do dia e o começo da noite, o instante crepuscular, que, por ainda não ter estrelas, mas também não mais a luz do sol, suspende temporariamente as noções de tempo e espaço que norteiam as vidas na Terra. Karlla Girotto propõe uma performatização deste intervalo, que caracteriza a passagem de estados emergentes em que algo de outra grandeza se instaura e se faz tarefa a se dar conta. O publico é provocado, assim, a assumir o papel de negociador da construção da experiência deste intervalo.

Em diálogo com o trabalho da artista, Peter Pál Pelbart discute a filosofia da jangada, estrutura rudimentar pela qual é possível flutuar, em Fernand Deligny, cuja obra, composta por desenhos, vídeos, fotografias, mapas e “linhas de errância”, registros dos movimentos de crianças autistas na França, além de escritos, inspiraram a formulação do pensamento rizomático de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Karlla Girotto é artista e pesquisadora nas áreas de artes visuais, moda e performance. É Mestranda em Psicologia Clinica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade (PUC/SP) sob orientação da Profa. Dra. Suely Rolnik. Seus principais eixos de pesquisa são: modos de existência como produção artística e suas linhas fronteiriças entre performance, moda e vida nos processos de criação e produção de subjetividade. Entre suas atividades coordena o grupo de estudos e pesquisa em moda e design G>E sediado na Casa do Povo onde também está situado o seu ateliê.

Peter Pál Pelbart é professor titular de filosofia da PUC-SP, autor, entre outros, de O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento e coeditor na n-1 edições.

Serviço:
Conversa com Karlla Girotto seguida da fala “A filosofia da jangada em Deligny”, por Peter Pál Pelbart.

Dia 02 de junho, terça-feira, às 20h.
Entrada gratuita.
“Lusco fusco”
curadoria Marcelo Amorim
Até 12 de junho
Visitação de segunda a sexta, das 14 às 19h
Ateliê397
Rua Wisard, 397
Vila Madalena
3034-2132