COLÔNIA DE FÉRIAS #5

O Colônia de Férias é um curso imersivo, com dez vagas, voltado para o debate e a exibição da produção de jovens artistas. Este ano, o programa é gratuito, e conta com o apoio do ProAC, da Secretaria de Estado da Cultura, e dirige-se a interessados em discutir sua pesquisa em arte contemporânea. Tem como objetivo promover trocas entre os inscritos e os artistas e curadores convidados, que discutirão as obras dos alunos e apresentarão suas próprias produções.

A quinta edição do Colônia de Férias ocorrerá entre os dias 4 e 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h. O programa conta com a coordenação de Carlos Eduardo Riccioppo, crítico de arte e professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.

Até o começo da segunda semana de curso, os inscritos apresentarão seus portfólios e pesquisas para o grupo e, a cada dia, um ou dois convidados de trajetória consolidada integrarão o debate e falarão, depois, sobre seus trabalhos.

No restante do curso, sob orientação da equipe do Ateliê397, os alunos pensarão em um modo de trazer a público seus trabalhos, em uma mostra no espaço que ficará em cartaz por um mês.

 

SELECIONADOS:

– Anna Leite
– Leandro Muniz
– Talita Hoffmann
– Ricardo Villa
– Wagne Carvalho
– Yuli Yamagata
– Bruno Brito
– Rodrigo Arruda
– Isabella Finholdt
– Manu

Suplentes:

– Anderson Goldinho
– Felipe Ferraro

 

CRONOGRAMA DO CURSO

Dia 4/7: Apresentação do curso e do Ateliê397. Breve apresentação de cada aluno.

Dia 5/7: Apresentação de trabalhos de dois alunos, com a participação do artista Paulo Nenflidio, que também conversará sobre sua produção com os alunos.

Dia 6/7: Apresentação de trabalhos de dois alunos, com a participação dos pesquisadores Guillermina Bustos e Jorge Sepúlveda (Curatoría Forense), que também conversarão sobre suas pesquisas com os alunos.

Dia 7/7: Apresentação de trabalhos de dois alunos, com a participação dos artistas Jaime Lauriano e Raphael Escobar, que também conversarão sobre sua produção com os alunos.

Dia 8/7: Apresentação de trabalhos de dois alunos, com a participação da artista Luciana Camuzzo, que também conversará sobre sua produção com os alunos.

Dia 11/7: Apresentação de trabalhos de dois alunos, com a participação da artista Ana Dias Batista, que também conversará sobre sua produção com os alunos.

Dia 12/7: Debate sobre a exposição de fim de curso: discussão de temas e formatos. Distribuição de tarefas: elaboração de textos sobre a exposição, release, etiquetas, convite eletrônico, material de divulgação. A equipe do Ateliê397 (designer, responsável pela comunicação e divulgação) trabalhará com os alunos para preparar o material necessário.

Dia 13/7: Os alunos trabalham em conjunto nas atividades para a exposição: envio de emails e convites nas redes sociais, confecção de impressos etc.

Dia 14/7 – Montagem da exposição (a equipe do Ateliê397 auxiliará na montagem das obras).

Dia 15/7– Visita de Nilton Campos (diretor do Museu de Arte de Ribeirão Preto) à exposição para discussão conjunta dos resultados da mostra. No fim da tarde, realiza-se a abertura pública da exposição, que fica em cartaz por um mês.

 

INSCRIÇÕES

1. Preencher formulário online em http://goo.gl/forms/WXxK1Ix15DeQXTni1.

  1. Enviar email para [email protected], com material que nos permita conhecer o trabalho do candidato (portfólio, site, link, imagens, textos etc). Caso seja enviado anexo, o limite do arquivo é de 5MB. No campo assunto, pedimos para que seja inserido o nome do inscrito.

 

SELEÇÃO

A seleção dos dez alunos será feita por três representantes de espaços independentes de arte da cidade de São Paulo: Flora Leite (artista e produtora do .Aurora), Gabriel Gobossian (gestor da Casa Tomada) e um membro do Ateliê397.

O resultado da seleção estará disponível no site do Ateliê397 no dia 28/6, e os dez selecionados serão notificados por e-mail neste mesmo dia.