Realidades Impossíveis

Realidades Impossíveis

Bob N – Brígida Baltar – Cadu D’Oliveira – Carla Chaim – Carolina Ponte – Celina Portella – Chico Fernandes – Cristiano Lenhardt – Daniel Zarvos – Elisa Pessoa – Glaucia Mayer – Joao Penoni – Leo Ayres – Luiz Roque – Marcelo Amorim – Maria Laet – Mariana Leal – Marina Weffort – Marlon de Azambuja – Miha Mlaker – Nino Cais – Pedro Varela – Reginaldo Pereira – Rodrigo Torres.

abertura dia 24 de outubro às 16h
visitação de 26 de outubro a 24 de novembro
de segunda a sexta das 14h as 19h ou com hora marcada.

No dia 24 de Outubro o Ateliê 397 apresentou a exposição coletiva Realidades Impossíveis, mostrando um conjunto de obras em fotografia e outras formas de experimentações que tem a imagem fotográfica como base. Foram ao todo 24 artistas de diferentes gerações apresentando obras em que a fotografia não é tida como um instrumento de mera captura da realidade. Sem a intenção de documentar um fato, ou capturar o “momento exato”, cada um a sua maneira tenta construir narrativas e universos aproveitando as possibilidades expressivas que o meio oferece.

Realidades Impossíveis procurou trazer um pequeno e despretensioso recorte da produção de artistas visuais que trabalham com fotografia hoje. A proposta não era apresentar um panorama ou tentar indicar novos caminhos para a fotografia mas pensar a partir da potência de cada obra, em alguns pontos que conectem estes artistas: a falta de interesse por um virtuosismo fotográfico, idéias simples como ponto de partida, ausência de grandes estruturas de produção ou conhecimentos sofisticados de técnicas fotográficas e especialmente o fato de que quase todos procuram focar suas produções na criação de narrativas ou na elaboração de discursos e conceitos, que muitas vezes se relacionam com outros meios artísticos, como pintura, arquitetura e escultura.