O Bom Sucesso
Em nossa prática como gestores e funcionários do espaço de arte independente Ateliê 397 sempre nos questionamos sobre o que é fazer sucesso. Convivemos cotidianamente com a ambiguidade de termos muitas propostas de artistas e curadores, de termos um público fiel, de conseguirmos realizar muitas coisas, mas com uma situação financeira que coloca o espaço sempre em vias de fechar suas portas. O reconhecimento não vem acompanhado de recursos que possam garantir a permanência do projeto. Costumamos dizer que somos um sucesso inviável. Essa situação nos faz refletir sobre o que é ser bem sucedido. Há um consenso social que vincula a ideia de sucesso à capacidade de enriquecer.
Nos abundantes livros de auto-ajuda, nos discursos da mídia, na ideologia propagada na atualidade, a relação entre ganhar dinheiro e fazer sucesso é bastante direta. Há tempos, nós do Ateliê 397 queríamos investigar e fazer surgir outras ideias de sucesso que tenham como base valores diferentes. Acreditamos que há sentidos abafados, recalcados, ou mesmo calados que gostaríamos de trazer a tona para reavaliar se a instância do mercado é a única capaz de conferir o rótulo de sucesso a ações, posturas e atitudes. Desta forma, faz-se necessário proceder uma apresentação, que torne acessível para o público, os meios que tornam possível a existência do Ateliê 397.
Com a exposição Bom sucesso procuramos trabalhar com os valores imateriais da obra de arte, aqueles que o dinheiro não consegue conceber por não conseguir traduzir em cifra. Bom sucesso é assim, uma ironia ácida. Um quarto fechado sem janelas ou ventilação onde só se pode entrar se lhe permitirem. No entanto uma vez dentro a única coisa que lhe resta fazer é sair. Ou dançar?
De 25 de outubro a 9 de novembro, o Ateliê 397 apresenta a mostra Bom Sucesso, curada e idealizada pelo próprio, com uma série de eventos que se dividem em:
VIDA SOCIAL – 25/10 festa a partir das 23h
“A vida social significa o contato com os amigos, travar novos relacionamentos e sentir a visão que os outros tem da sociedade”
A festa como meio de produção. Inspirado na Factory de Andy Warhol, o Ateliê 397 oferecerá uma festa que contará com a distribuição de máscaras com rostos de celebridades, a aparição da performer Fancy, a apresentação de screen tests dos habitués do Ateliê397 além de uma sala VIP.
CELEBRIDADE – 1/11 – Game a partir das 20h
“Celebridade é uma pessoa amplamente reconhecida pela sociedade. A fama é o principal pré-requisito para o status de celebridade, mas nem sempre é suficiente.”
O videogame Michael Jackson Experience torna possível ao público a oportunidade de encarnar o ídolo e dançar em um palco virtual para milhares de pessoas.
DINHEIRO – 8/11 – powerpoint
“O dinheiro em si é um bem escasso.”
O administrador do Ateliê 397, Rodrigo Grasso apresentará uma planilha dos gastos mensais dos custos para manter o ateliê funcionando. Explicar as frentes de recursos que o Ateliê usa para se manter, como por exemplo o Surprise, editais e dinheiro dos próprios diretores.
25/10 – VIDA SOCIAL
NO FUTURO TODOS SERÃO FAMOSOS POR 15 SEGUNDOS
Performance Fancy
Área VIP -Screen tests
FESTA às 23h com Chelsea Guys
Coletivo A arte estamparia estampas: camisetas.
01/11 – CELEBRIDADE
Game Michael Jackson Experience a partir das 20h
08/11 – DINHEIRO
Powerpoint
GESTAO SEM ORÇAMENTO
Rodrigo Grasso
10 ANOS DE ATELIÊ397 uma história de sucesso às 20h