TEMOS VAGAS! 2: trocando figurinhas | Gabriel Pessoto e Nicole Kouts

 

INSTRUÇÕES 

 

  1. Convidar uma pessoa que viva a pelo menos um cômodo de distância para formar uma dupla. 
  2. Gerar um texto randômico a partir de algum site ou aplicativo. Esse texto será a base para a criação da “carta visual”. 
  3. Numerar todas as palavras do texto, observando e registrando eventuais repetições de palavras. As palavras ímpares serão utilizadas por um dos participantes e as pares, pelo outro. 
  4. Coletar imagens correspondentes a cada uma das palavras, respeitando a ordem da numeração. No caso de eventuais repetições  de palavras, a imagem também se repetirá. Esse mecanismo possibilita a criação de léxico visual que poderá ser resgatado para usos futuros. As imagens devem ser salvas e devidamente numeradas em um documento compartilhado pela dupla. 
  5. Uma carta visual em vídeo será criada a partir das imagens coletadas, respeitando a numeração e a repetição das palavras do texto.
  6. Para definir o tempo de permanência de cada imagem na tela, o texto será lido por alguma sistema de voz artificial. O tempo tomado para a enunciação de cada palavra será equivalente ao tempo de duração da imagem na edição. 
  7. Enviar a carta visual para um destinatário remoto.

 


 

trocando figurinhas é um projeto de pesquisa em forma de correspondência visual e troca de imagens, desenvolvido diariamente pelos artistas Gabriel Pessoto e Nicole Kouts desde maio de 2020. Apresentamos aqui um um desdobramento dessa pesquisa que consiste em um conjunto de instruções que podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa que queira realizar e estimular a ação.

As instruções orientam uma ação em dupla na qual um texto randômico (gerado por uma ferramenta online) é gerado e, por meio da coleta de imagens em ferramentas de busca online, cada uma das palavras do texto é substituída por uma imagem. Por fim, uma carta visual é editada em formato de vídeo a partir das imagens coletadas e pode ser encaminhada para algum destinatário remoto. 

Para traduzir a proposição em imagens, realizamos o vídeo trocando figurinhas: operação piloto, um registro das instruções sendo colocadas em prática. A dinâmica do vídeo consiste em cinco telas organizadas em uma, como um grid: duas webcams que registram os artistas ao vivo em frente ao computador (onde acontece a ação), duas capturas de tela simultâneas que registram o computador e os movimentos de ambos e uma tela central que funciona como mesa, onde ocorrem de fato as trocas de imagens intercaladas, em sequência. 

 

Gabriel Pessoto e Nicole Kouts, trocando figurinhas: operação piloto, 2020. vídeo, cor, mudo. 72′

 


 

Solicite a carta visual construída a partir da ação realizada no vídeo “trocando figurinhas: operação piloto” pelo e-mail: [email protected]

 


 

estamos trocando figurinhas diariamente no blog: https://estamostrocandofigurinhas.tumblr.com