Cursos 2018 – Atravessamentos Cotidianos

Um estudo sobre os atravessamentos do cotidiano.
Temas cotidianos atravessados por autores contemporâneos

Com Daniela Picchiai

Os encontros buscam debater e construir pensamentos coletivos sobre temas atuais que atravessam nosso cotidiano. A cada semana será discutido um texto, a partir das ideias e conceitos de autores contemporâneos que exploram as reviravoltas em curso. Os temas selecionados envolvem questões como:  gêneros, raça, capital, modos de vida e subjetividades. A proposta após o debate é relacionar as discussões realizadas com os trabalhos dos próprios participantes.

Para quem: Todos que estão de alguma forma inquietos com as políticas atuais que se sobrepõem às vidas.
Foco de cada encontro

1. A partir da compreensão do texto “Transfeminismo” de Paul Preciado, o encontro propõe repensar as produções de subjetividade e as figuras da sexualidade contemporânea.

O encontro propõe refletir sobre a colonização e a negritude a partir da entrevista “O fardo da Raça” de Achille Mbembe realizada pela revista Philosophie Magazine.

 

2. A partir da compreensão do texto “Figuras subjetivas da Crise” de Antonio Negri e Michael Hardt, o encontro propõe pensarmos sobre a produção de subjetividade no capitalismo.

3. No último encontro iremos pensar formas de ruptura a partir do texto “Destituamos o mundo”, escrito pelo Comitê Invisível e publicado no livro Motim e Destituição Agora.

Todos os encontros serão divididos em duas etapas, discussão sobre os textos e interlocução com o trabalho de cada participante.

Moderadora: Dani Picchiai é pesquisadora no campo das narrativas, ativismos e relações. Formada em Comunicação Social, mestre em Semiótica e doutoranda em Humanidades pela PUC/SP em parceria com a Universidade da Concordia – SenseLab. Publicou sua dissertação de mestrado “Da identidade dos grupos aos perfis programados” e também possui algumas publicações na revista Art/iculation de Montreal.

Onde: Ateliê 397, quartas-feiras de outubro, 15h-18h
Valor total: R$ 200,00
Vagas: 15
Encontros: 4

*Caso você tenha interesse, mas não possa comparecer no horário proposto, por favor nos escreva indicando seu horário de preferência.